PENSAR ANTES DE FALAR. A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE JESUS!


PENSE ANTES DE FALAR. A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE JESUS!

Nesse artigo, vamos aprender com o Treinador da Vida a pensar antes de falar, essa foi a sabedoria do silêncio de Jesus. Aprenderemos adizer poucas palavras todos os dias. Sim! poucas palavras que valham a pena. Poucas palavras que possam causar impacto na vida das pessoas a nossa volta. (João 8:1-11)

Jesus ensinava tranquilamente, quando viu chegar uma comitiva barulhenta disposta a tumultuar seu trabalho. Traziam uma mulher adúltera até ele. A intenção era apedrejá-lo juntamente com ela, usá-la como isca para destruí-lo.

Chegaram gritando, causando algazarra e provocando. Qualquer um de nós, já teria perdido a paciência, principalmente se o escândalo fosse provocado por perseguidores vorazes. Sem pedir licença, imediatamente o interromperam jogando a mulher no chão bem à sua frente.

Uma pergunta traiçoeira

PENSAR ANTES DE FALAR. A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE JESUS! Uma pergunta traiçoeira - O treinador da Vida

Traiçoeiramente, perguntaram a ele se ela merecia ser apedrejada até a morte. Pronto. A bomba relógio foi acionada. Era agora apenas uma questão de tempo para a queda de Jesus por suas próprias palavras.

Não tinha como ele escapar. Se ele dissesse;

Que ela seja apedrejada!”, Ele livraria a sua pele, mas destruiria seu projeto transcendental, seu discurso e, principalmente, sua mensagem de amor pelo ser humano.

Se dissesse;

Não a matem!” Ele e a mulher seriam imediatamente apedrejados, pois estariam indo contra a respeitada Lei de Moisés.

Mas qual foi a primeira e antológica resposta do Mestre diante desse grave incidente? Provavelmente você pensou:

Quem não tem pecado atire a primeira pedra! Certo?”, então errou, pois essa foi a segunda resposta.

A primeira resposta de Jesus

PENSAR ANTES DE FALAR. A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE JESUS! A primeira resposta de Jesus - o Treinador da Vida

A princípio, a primeira resposta foi o silêncio. Só o silêncio pode conter sabedoria quando a vida está em risco. Pensar antes de falar, essa foi sabedoria do silêncio de Jesus.

Nos primeiros 30 segundos de tensão, cometemos as maiores besteiras de nossas vidas, ferimos quem mais amamos, compramos o que nunca vamos usar, falamos coisas das quais nos arrependemos, tomamos decisões erradas, pois nesses primeiros segundos, agimos sempre no piloto automático.

Logo, o silêncio diz muito mais do que se costuma ouvir de bocas aflitas que jorram aos borbotões palavras atrapalhadas, sem sabor. Por vício ou por natureza, estamos acostumados a nos relacionar mais com a boca. Dela emanam uma verborragia de sons filosóficos, desconexos, repletos de ódio e sem sentido. Em sua maioria, vazios como um balão.

Acima de tudo, para o maior Treinador de todos os tempos, aquela mulher, ignorada pela sociedade, era mais importante do que qualquer um dos que a acusavam, era uma pedra bruta a ser lapidada.

Jesus escreve na areia

PENSAR ANTES DE FALAR. A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE JESUS! Jesus escreve na areia - O Treinador da Vida

Para Jesus, valia a pena correr riscos para resgatá-la. Por isso Jesus não respondeu nada imediatamente. Fez silêncio. Decidiu pensar antes de falar. Resolveu usar a inteligência, e provavelmente em seu silêncio buscou o diálogo com o Pai em oração. Ao invés de levantar a cabeça e encarar seus adversários dizendo umas poucas e boas, Jesus abaixou-se e começou a escrever qualquer coisa no chão empoeirado do Templo.

Este é o único momento nos Evangelhos em que vemos Jesus escrevendo alguma coisa. Mas a grande questão que você talvez esteja querendo saber é o que Ele escreveu? Ninguém sabe! Mas isso é o que menos importa.

Antes de responder, conte até três

PENSAR ANTES DE FALAR. A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE JESUS!

O fato é que o silêncio de Jesus deixou os acusadores constrangidos, fazendo-os diminuir a intensidade da raiva. Sempre que você estiver diante de uma situação complicada, e que lhe exigir uma resposta imediata, não responda imediatamente, pare por um instante.

Antes de abrir sua boca, respire por uns instantes, ou abaixe sua cabeça, ou feche seus olhos, ou conte até três, escreva em um chão empoeirado imaginário, ore, peça a Deus uma resposta sábia ou faça qualquer coisa, mas nunca responda imediatamente.

Quando respondemos sem pensar, perdemos o controle do que falamos. Acredite, você jamais conseguirá controlar sua língua, se não praticar o ato de pensar antes de falar.

A coisa indomável

PENSAR ANTES DE FALAR. A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE JESUS! A coisa indomável - O Treinador da Vida

Toda espécie de animais, como pássaros, serpentes e até animais marítimos podem ser domados pelo ser humano. Mas o mesmo ser humano, não consegue domar sua língua e muito menos a de ninguém.

É bastante fácil domar a maioria dos cães. Um pouco mais difícil domar os gatos. Leões? Bem, sim, já foram domados. Golfinhos? Também já foram. Mas a língua, ninguém poderá domar, se não praticar o ato de pensar antes de usá-la.

Cuide da sua língua como você cuida do de seu dinheiro. Acredite, você é um mestre até que abre sua boca para falar. Uma vez que você fala, se torna cativo do que diz. Portanto, preserve sua língua como você faz com seu dinheiro. Você não joga dinheiro fora como faz naturalmente com as palavras, certo? O tolo se torna mais tolo quando a boca está mais aberta do que sua mente.

O silêncio x mil palavras

PENSAR ANTES DE FALAR. A SABEDORIA DO SILÊNCIO DE JESUS! O silêncio x mil palavras - O Treinador da Vida

O silêncio depois de um momento tenso, vale mais que mil palavras. Quem fala demais se esquece de que não há retorno para o que dito, causando sérios prejuízos, não só para quem fala, mas também para quem ouve.
Você não precisa dizer tudo o que sabe sobre todas as coisas e pessoas. Pare de se sentir obrigado a ter que falar qualquer coisa para ter conexão com as pessoas.

Não conseguimos dizer as palavras certas, porque escolhemos ansiosamente dizer as palavras erradas!

Vamos aprender com o Treinador da Vida, e escolher dizer poucas palavras todos os dias. Sim! poucas palavras que valham a pena. Poucas palavras que possam causar impacto.

Pensar antes de falar, essa foi sabedoria do silêncio de Jesus.

Que falam muito. Que possam fazer as pessoas pensarem. Poucas palavras que são indeléveis. Que possam deixar pegadas distintas nas mentes de que as ouvem. Embora possamos deixar de prestar atenção às nossas palavras, nunca deixaremos de prestar atenção às consequências de nossas palavras.

Em Cristo!





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *